O presente manual é um guia sobre os métodos e as técnicas básicas do jornalismo investigativo, e preenche conscientemente uma lacuna na literatura da profissão. A maioria dos manuais investigativos dedica muito espaço à questão de como encontrar informações.

Eles pressupõem que uma vez que o(a) repórter tenha encontrado as informações que está buscando, ele ou ela terá condições de compor uma história viável. Nós não compartilhamos esse pressuposto. Não pensamos que a questão básica seja como encontrar informações. Ao invés disso, pensamos que a tarefa central é como contar uma história. Isso
nos leva à inovação metodológica básica deste manual:

Usamos as histórias como o cimento que mantém a coesão entre cada passo do processo investigativo, desde a concepção até a pesquisa, redação, controle de qualidade e publicação. Também nos referimos a essa abordagem como a investigação a partir de histórias, porque começamos formulando a história que esperamos redigir como uma hipótese que será ou verificada ou refutada. Esse é o primeiro passo em um processo integrado, e funciona da seguinte maneira…

Continue Lendo…
Manual do Jornalismo Investigativo

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn