InovAtiva - LOGO HORIZONTAL

Um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

O que oferece?
• Capacitação de nível mundial em empreendedorismo inovador, por meio de cursos gratuitos e outras atividades;
• Acesso a mentores nacionais e internacionais;
• Conexão com possíveis parceiros, investidores e grandes empresas;
• Suporte para internacionalização;
• Vantagens adicionais para startups em outros programas públicos e privados parceiros.

Benefícios
As startups que chegam à etapa final de um Ciclo de aceleração, de qualquer edição do InovAtiva Brasil, continuam recebendo suporte do próprio programa e de parceiros estratégicos, mesmo após o término do seu ciclo.

Internacionalização
Um dos principais objetivos do programa é fomentar a internacionalização de startups brasileiras.
Empresas com produtos e serviços realmente inovadores devem pensar no mercado global desde o surgimento.
Uma das parcerias fechadas para isso foi com o governo do Reino Unido, em um projeto de cooperação firmado pelo MDIC dentro do Prosperity Fund. Na primeira edição do UK Chapter do InovAtiva Brasil, 14 startups foram selecionadas e, após dois meses de mentoria e treinamento intensivos, participaram de uma missão para prospecção de negócios e investimentos no mercado britânico em fevereiro de 2016.
Novas parcerias com o mesmo objetivo estão em negociação pelo MDIC, para o Reino Unido e outros mercados.

Chamada pública MEC/CNPq
Startups finalistas do InovAtiva Brasil terão também benefícios nas Chamadas de apoio financeiro a projetos de empresas com Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a “Chamada CNPq-SETEC/MEC – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica”. O Ministério da Educação vai criar uma Linha de Apoio exclusiva para startups finalistas do InovAtiva Brasil. A próxima Chamada deve ser lançada em setembro de 2015.

Edital SENAI SESI de Inovação
O Edital SENAI SESI de Inovação estabelece que startups finalistas do InovAtiva receberão uma pontuação extra nas avaliação dos projetos e estarão automaticamente classificadas na Qualificação, primeira etapa de avaliação prevista no Edital.
O edital prevê até R$ 400 mil em recursos de subvenção para que empresas façam projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos em parceria com unidades e institutos do SENAI e SESI em todo o país.
Nos dois editais finalizados após o início dessa parceria, em 2015, quase 25% dos projetos selecionados pelo Senai para receber subvenção foram submetidos por Empresas InovAtiva.

Linha de financiamento BNDES – MPME Inovadora
O MDIC firmou parceria com o BNDES para que as empresas finalistas do InovAtiva tenham acesso ao Programa BNDES de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa Inovadora – BNDES MPME Inovadora.
Essa linha financia, com juros reduzidos, os investimentos necessários para a introdução de inovações no mercado, de forma articulada com os demais atores do Sistema Nacional de Inovação, contemplando ações contínuas de melhorias incrementais em seus produtos e/ou processos, além do aprimoramento de suas competências, estrutura e conhecimentos técnicos.
Empresas InovAtiva são automaticamente consideradas inovadoras, passando apenas pela análise de crédito para obter o financiamento.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn